quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Entidades vão coroar ´Rei Negro´

Suzano
Matéria publicada em 19/11/11
Palmeiras
Entidades vão coroar ´Rei Negro´
A aldeia indígena "Lobo Velho Índios Karibokas", a Associação de Capoeira Príncipe da Angolinha e o 37º Grupo de Escoteiros de Suzano realizarão um evento hoje em homenagem à semana da Consciência Negra. Na ocasião, será realizada a cerimônia de coroação do suzanense Manuel Paixão, de 114 anos, que receberá o título de Rei Negro de Palmeiras. O violinista Robson Miguel também participará da festividade, às 9 horas, no Centro Cultural de Palmeiras.

De acordo com o organizador Marcos da Silva Marques, será um evento histórico, já que o último Rei Negro foi coroado em 1881, no quilombo de Jabaquara, em Mogi das Cruzes. "O senhor Manuel é suzanense, negro, e será homenageado como rei dos caminhos de Jeribatiba, como a região de Palmeiras e municípios vizinhos eram chamados antigamente", explicou. Segundo ele, a cerimônia será registrada pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
 
"Teremos um evento oficial que homenageará também autoridades, mas sem qualquer ligação política. O objetivo é conceder títulos para aqueles que trabalham pela questão racial", acrescentou Marques. (C.M.)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário