quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Escoteiros atendem 100 jovens


Escoteiros atendem 100 jovens
Escotismo da cidade reúne todos os sábados crianças e adolescentes para atividades no Parque Max Feffer
Natália Ramos
De Suzano
Osvaldo Birke
http://www.diariodoaltotiete.com.br/edicoes/110424/m1104230740221.jpg
Escotismo: Formado há quase dois anos, grupo reúne crianças e adolescentes para realizar atividades educativas
Muito além da imagem dos escoteiros que vendem biscoitos de porta em porta retratados nos filmes americanos, os 100 integrantes do 37º Grupo de Escoteiros de Suzano aprendem desde criança hábitos de cidadania e respeito à família. Formado há quase dois anos, o escotismo da cidade reúne todos os sábados no Parque Municipal Max Feffer 100 crianças e jovens, de idade entre seis e 21 anos, das 13 h30 às 16h30, para realizar atividades educativas e exercícios em meio à natureza. 
De acordo com o diretor presidente do 37º Grupo de Escoteiros de Suzano, Ademilson de Souza Freire, o conjunto formado na cidade é baseado no movimento que existe na Inglaterra desde 1907. "É uma iniciativa que envolve educação extra-escolar, desenvolvido de forma atrativa, utilizando-se de aspirações naturais dentro da idade, com a finalidade de formar o caráter e cidadãos que sirvam à sociedade", explicou.

Os escoteiros mais jovens (6 a 11anos) são chamados de lobinhos. A denominação é originária de uma história britânica onde o herói é um "menino lobo", criado entre os habitantes da floresta. Nesta idade, os pequenos aprendem os valores do escotismo, hábitos de higiene, disciplina, habilidade física e mental por meio de atividades lúdicas.
 
Aos 11 anos, o lobinho passa para a escoteiro, onde irá fazer atividades voltadas às aventuras até completar 14 anos. Neste período, eles começam a desenvolver atividades voltadas ao conhecimento, quando passam a descobrir suas vocações. Aos 15, quando são classificados como sênior, o presidente do grupo acredita que predomina a vontade de se tornar independente.
 
"Nessa fase eles começam a acampar, aprender a fazer a própria comida, ajudar uns aos outros, isso faz com que se tornem mais independentes". Já na fase adulta, dos 18 aos 21 anos, são intelectualizados e preparados para treinar novos grupos.

Felipe Alabarce, de 16 anos, é um dos jovens que integram a equipe sênior do grupo em Suzano. Um dos alunos mais antigos do conjunto, ele diz que os ensinamentos dos escoteiros lhe prepararam para o mundo.
 
"Tornei-me muito mais organizado e disciplinado nos meus estudos. Como aqui lidamos muito com a natureza, decidi que vou estudar algo ligado à sustentabilidade. É a forma que encontrei em ajudar muitas pessoas com meu trabalho", disse o jovem.

Os interessados em integrar o grupo devem comparecer aos sábados no Parque Max Feffer, no Jardim Monte Cristo, em Suzano, das 13h30 às 16h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário